O CURSO

Em cada mês será ministrada uma disciplina, com carga horária de 20h/a, da seguinte forma: sexta-feira das 18:30min às 22:30min; sábado das 8h às 12h e das 14h às 18h; e domingo das 8h às 12:40min.

Carga Horária Prevista: 400h
Tempo de Duração: 18 meses (SEMI-PRESENCIAL)
Início/término: Março/2020 a Agosto/2021
Local de Funcionamento:
UniÍtalo (Avenida João Dias, 2046, Santo Amaro – São Paulo-SP,
CEP 04724-003, telefone +55 11 5645-0099.
Data de Início do Curso: 13/03/2020

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO:

O curso terá 19 disciplinas (18 temáticas e 1 de Metodologia da Pesquisa Científica, para auxiliar o aluno na elaboração do TCC).

O curso será desenvolvido através de aulas expositivas, acompanhadas de recursos audiovisuais, estudos de casos, discussão em grupos, voltadas a temas dispostos nos programas das disciplinas que fazem parte do conteúdo programático.

Considerando a interdisciplinaridade da Escola Austríaca, buscou-se, na construção do programa, mesclar disciplinas das áreas da Economia, do Direito, da Filosofia e da Ciência Política. Assim, a carga horária está dividida da seguinte forma:

  • Área de de Conhecimentos Gerais: 60 h/a (3 disciplinas temáticas)
  • Economia: 140h/a (7 disciplinas temáticas)
  • Direito: 60h/a (3 disciplinas temáticas)
  • Filosofia: 60h/a (3 disciplinas temáticas)
  • Política: 40h/a (2 disciplinas temáticas)
  • Metodologia da Pesquisa Científica: 40 h/a

 Atividades complementares

As atividades descritas a seguir têm por finalidade complementar a carga horária presencial (de 50 minutos) designada para cada hora-aula do curso:

Fóruns de Discussão

O professor de cada disciplina/módulo poderá utilizar o ambiente virtual (UniÍtalo on-line), mais especificamente o espaço do fórum, para incluir alguns tópicos de discussões ou esclarecimento de dúvidas relacionadas ao assunto das aulas presenciais.

Palestras Técnicas

Serão agendadas palestras com a participação de profissionais do mercado que tenham experiência no assunto da disciplina/módulo em andamento. Na oportunidade, os alunos poderão vivenciar algum case, esclarecer dúvidas remanescentes e, ainda, ampliar os conhecimentos adquiridos até então.

Outras atividades complementares poderão ser utilizadas, a critério do corpo docente, em consonância com o corpo discente do curso.

Material Didático

Serão indicados livros e artigos para pesquisa do aluno e complementação dos assuntos discutidos nas aulas expositivas.

AVALIAÇÃO

Para aprovação final do aluno e obtenção do certificado de especialista em Escola Austríaca, serão exigidas:

1) Realização de avaliação, ao final de cada disciplina, com nota mínima de 7,0 (sete) para aprovação. Quando houver trabalhos, os prazos para entrega  serão definidos pelo docente;

2) Elaboração de monografia como trabalho final, sobre tema do programa pertinente a qualquer disciplina do curso com, no mínimo, 25 (vinte e cinco) laudas, observando-se as regras da ABNT, devendo ser aprovada com, no mínimo, nota 7,0 (sete).

DIFERENCIAIS

Oferta de módulos mensais com aulas durante um final de semana (sexta/sábado/domingo), permitindo aos profissionais compatibilizarem seus horários de trabalho e lazer com a vida acadêmica. Corpo docente altamente qualificado e com comprovada especialização nos ensinamentos da Escola Austríaca.

 

Habilidades e Competências a serem adquiridas pelo aluno:

Habilitar os alunos, através de uma visão multidisciplinar, a um melhor desenvolvimento técnico de suas atividades, permitindo-lhes aplicar os ensinamentos da Escola Austríaca na sua respectiva área de atuação profissional/acadêmica para Certificação.

CERTIFICAÇÃO

Aos alunos que atenderem aos critérios serão conferidos os certificados de Pós-Graduação, em nível de Especialização Lato sensu.

MATRIZ CURRICULAR

 1.         Módulo – A Escola Austríaca: fundamentos e princípios essenciais – 20h

A tríade básica ou núcleo fundamental da Escola Austríaca: a ação humana, a concepção dinâmica do tempo e a questão do conhecimento. Os elementos de propagação da Escola Austríaca: valor e utilidade marginal; subjetivismo e incerteza genuína; ordens espontâneas versus ordens dirigidas; equilíbrio de mercado versus processo de mercado.

 2.    Módulo – Introdução a economia “Mainstream” 20h

As forças de mercado da oferta e da demanda, elasticidade e suas aplicações, consumidores, produtores e eficiência dos mercados. Também será apresentado os princípios da macroeconomia e o sistema monetário.

 3.    Módulo – Metodologia da economia e praxiologia – 20h

As contribuições metodológicas de Menger, Mises e Hayek. A crítica ao positivismo na economia moderna. Análise da praxiologia misesiana: a ciência da ação humana. O problema hayekiano do conhecimento.

 4.    Módulo – O Mercado como um Processo – 20h

Teoria neoaustríaca de processo de mercado. Atividade empresarial equilibradora em Kirzner e desequilibradora em Lachmann. Contraste com teorias de equilíbrio geral e parcial.

 5.    Módulo – Filosofia Política – 20h

Fundamentos da teoria política explorando alguns tópicos como: discussão do Norberto Bobbio, relação entre democracia e liberalismo: compatível, necessário, impossível; noção filosofia clássica da democracia. Emergência do problema político teológico moderno. Ruptura liberalismo com conservadorismo. Método e cientificidade.

 6.    Módulo – Individualismo e coletivismo – 20h

A emergência da categoria de indivíduo na História do pensamento ocidental. A liberdade entre os antigos e os modernos. A vida social centrada em pretensas finalidades coletivas ou na defesa da liberdade dos indivíduos. A insuperável contraposição entre individualismo e coletivismo nas ciências sociais. A existência de propriedades emergentes nos fatos sociais. Ciências sociais: entre explicar fatos e compreender ações. O caráter subjetivo dos fatos sociais. As consequências não pretendidas das ações. Sem comprovadamente explicar e predizer as ciências sociais carecem de legitimidade para fazer engenharia social. O homem como (re) criador de si mesmo. Vico: homo fit omnia non intelligendo (o homem fez tudo sem compreender). Genomas, Psinomas e Socionomas do comportamento humano. A interação entre genes e símbolos.

 7.    Módulo – O Problema do Cálculo Econômico no Socialismo – 20h

O debate sobre o cálculo econômico. Mises e o início do debate sobre o socialismo. Os argumentos de similitude formal e os modelos de “socialismo de mercado”. A crítica austríaca a tais modelos. As contribuições de Hayek e de outros austríacos ao debate. A situação do debate na atualidade: economia da informação e escolha pública.

 8.     Módulo – Ciência Política – 20h

O que são políticas públicas. Qual a crítica política da Escola Austríaca. De que forma a Teoria da Escolha Pública analisa as políticas públicas. Quais são as falhas de governo apontadas pelas teorias Austríaca e da Escolha Pública. Quais os pontos de concordância e discordância da Escola Austríaca e da Teoria da Escolha Pública sobre esse tipo de atuação do governo.

9.    Módulo – Constituição e liberdade: uma visão liberal sobre os direitos fundamentais – 20h

O papel das Constituições: limitar o poder estatal ou legitimar seu crescimento e intervencionismo? Vida, liberdade e propriedade como direitos fundamentais. As gerações/dimensões dos direitos fundamentais. Direitos positivos x direitos negativos. Direitos x privilégios. Como os supostos direitos da segunda geração em diante violam os verdadeiros direitos da primeira geração. Crítica à noção de função social (da propriedade, dos contratos, da empresa etc.).

10. Módulo – Conhecimento e liberdade– 20h

Que é conhecimento? Episteme x doxa. Ciência e ideologia. Do ideal do conhecimento certo e verdadeiro à falibilidade e provisoriedade dos resultados. O conhecimento rompe com o senso comum ou o corrige? Reformismo liberal x ambiciosos projetos de engenharia social. A teoria do conhecimento coadunável com o liberalismo. A pretensão de controlar, dirigir e remodelar a sociedade não se escora em genuíno conhecimento. Há concentração de poder, não de conhecimento. A dispersão do conhecimento entre os agentes. Falibilismo, destruição criativa e o papel da liberdade na busca dos melhores resultados em sistemas abertos.

11.  Módulo – Origem e evolução histórica da Escola Austríaca – 20h

História Econômica e Teoria Econômica. A “mitologia da coerência”. A EA em termos da evolução da teoria econômica clássica e neoclássica. Precursores: os pós-escolásticos, primeiros protoaustríacos. Bandini, Turgot, Galiani, Cantillon, Delfico, Say, Bastiat, Balmes, Gossen e Molinari; Hume, Smith e os clássicos; Carl Menger, o Fundador; Böhm-Bawerk, Mises, Hayek, Rothbard e os austríacos do século XX. A Escola Austríaca contemporânea.

12. Módulo – Sociedade, Direito e liberdade – 20h

Quem é o sujeito da história: indivíduos, grupos ou classes? As regras do jogo da vida social. O que regular? O papel das normas éticas. Como devemos viver? A ética da responsabilidade x a ética dos fins últimos. As leis de cunho positivo e negativo. Ordem e Liberdade. Ordem Espontânea x controle panóptico. O árbitro da vida social. Os poderes do Estado: é possível limitá-los? Existem funções indelegáveis do Estado? Seria o Estado um mal necessário? O Estado é compatível com o Livre Mercado? A democracia e suas vicissitudes. A discussão sobre a possibilidade de uma sociedade sem estado: a sociedade de leis privadas.

13. Módulo – A crítica austríaca ao intervencionismo – 20h

Intervenção estatal na economia. Controles de preços. Teoria austríaca de ciclos intervencionistas. Externalidades, bens públicos e informação assimétrica: falhas de mercado ou de governo?

14. Módulo – Teoria do capital – 20h

Teoria do capital. A teoria do capital de Böhm-Bawerk. Ação humana, tempo e incerteza. O capital e os bens de capital. A mosca de alvo bawerkiana e os triângulos hayekianos. O Fator Tempo e as Taxas de Juros. Poupança e Investimento. O conceito de capital. As dimensões do capital. A intensidade do capital. Efeitos de variações na taxa de juros. Teoria do capital e macroeconomia. A “macroeconomia” baseada na estrutura de capital. O irrealismo dos modelos macroeconômicos da mainstream economics. A Macroeconomia da estrutura de capital. Os três elementos das Macroeconomia da Estrutura de Capital. Capital em desequilíbrio: Lachman e Lewin.

15. Módulo – Teoria monetária – 20h

A teoria mengueriana da evolução da moeda. Teoria monetária misesiana: valor, o Círculo de Viena e o teorema da regressão. Hayek e a desnacionalização do dinheiro. Não neutralidade da moeda entre os austríacos. Sistemas monetários: padrão ouro, free banking, reservas plenas. Bitcoin e criptomoedas.

16. Módulo – Teoria austríaca dos ciclos econômicos – 20h

A explicação das grandes crises econômicas segundo as principais escolas de pensamento econômico. A explicação austríaca e suas propostas de solução. O debate Keynes x Hayek. A crítica ao New Deal e a historiografia revisionista. As previsões austríacas sobre a recente crise americana de 2008. O euro e a crise europeia segundo a ótica da Escola Austríaca. A atual crise econômica brasileira segundo a Escola Austríaca.

 17. Módulo – Direito e Economia: a posição da Escola Austríaca sobre antitruste, regulação e propriedade intelectual – 20h

A ordem econômica nas Constituições modernas e a legitimação do estado regulador. Falhas de mercado x falhas de governo. Revisão histórica dos fatos que deram origem às leis antitruste. O uso das leis antitruste pelos concorrentes perdedores. O mito do monopólio natural. A falácia da regulação em prol da concorrência nos setores de utilidade pública. A captura regulatória. Propriedade intelectual: criação artificial de escassez pelo uso da força estatal. Como a concessão de monopólios intelectuais impede a concorrência e atrasa o desenvolvimento científico e cultural.

 18. Módulo – A Escola Austríaca no século XXI: desafios e perspectivas – 20h

A atemporalidade dos fundamentos e princípios da Escola Austríaca. A crise da análise de equilíbrio e do formalismo matemático (modelo neoclássico- keynesiano). O prêmio Nobel de Hayek e sua importância para o redescobrimento da Escola Austríaca. A difusão da Escola Austríaca nos EUA: Rothbard, Kirzner e outros alunos dos seminários de Mises na NYU. A importância do MI e das publicações The Quarterly Journal of Austrian Economics e Review of Austrian Economics. O atual programa de investigação da Escola Austríaca. A posição atual da Escola Austríaca na academia, na mídia e em outros canais de divulgação. O fracasso do estado de bem-estar social e o ressurgimento do liberalismo no debate político.

 19. Módulo – Metodologia da pesquisa/TCC – 40h

Módulo EaD

Procedimentos didáticos: a leitura, principais elementos, objetivos, fases. Leitura informativa. Análise de textos. Fichamentos. Estrutura básica de um trabalho científico. Métodos científicos. Formulação e função de hipóteses. Pesquisa. Conceito. Técnicas de pesquisa. Área e tema. Introdução. Problemática. Justificativa. Objetivo geral. Objetivos específicos. Referencial teórico. Metodologia. Estrutura do artigo científico/monografia.